Não se engane, a lista fechada que debatem nesse momento, não tem nada de republicana, muito menos tem haver com reforma eleitoral de fato, nesse momento, repito nesse momento, ela só atende ao último suspiro dos bandidos da república...
Há tempos os poucos políticos sérios que temos neste país, aqueles que realmente pensam o futuro da nação tentam trazer à luz do debate a mudança do sistema político, propostas para modificar o Presidencialismo atual e sua forma falida, corrupta, sem crédito e sem futuro.
Propostas que vão da instituição do parlamentarismo apresentada em 1995 pelo ex deputado Eduardo Jorge ( PEC ) 20/1995 que instituía o parlamentarismo, vejam bem essa data 1995, 22 anos atrás, como propostas mais recentes apresentadas em 2011 pelo PPS ao então Presidente da Casa Marco Maia (PT-RS) que, traziam mudanças significativas debatidas por pensadores em fóruns e congressos, em seus 11 pontos centrais traziam a proposta do voto distrital misto, fim da reeleição, a renúncia do mandato para parlamentar que ocupar cargo no executivo, entre outras.
Hoje o que tentou-se no passado, ganhou força pela voz de outros, os ''lordes'' da atualidade, tentam a todo custo aprovar uma mudança radical no sistema eleitoral já visando as eleições de 2018, o voto em lista fechada.
É fato que precisamos reinventar o Brasil, é fato que o atual sistema político esta falido e que precisamos encontrar uma saída, países de primeiro mundo adotam o Parlamentarismo, Alemanha, Itália, Canadá, Inglaterra, Holanda, Noruega entre outros países desenvolvidos politicamente, é fato que vivemos uma instabilidade política, constitucional e econômica jamais vista na atual democracia, é fato que precisamos mudar, essa dúvida não paira na cabeça daqueles que possuem ao menos um neurônio.
Mas nesse momento, depois de tanto tempo, tantas tentativas sem sucesso, tantos projetos engavetados por anos e décadas, falar em reforma política começando pela lista fechada?
Há aqueles que sempre defenderam essas mudanças e a história esta aí para registrar e separar o joio do trigo, mas nesse momento falar em lista fechada é um crime contra a nação brasileira, é proporcionar aos caciques políticos e seus feudos a postergação do foro privilegiado aos bandidos da nação que tentam a todo custo manter-se no poder e principalmente, apostam suas últimas fichas na manutenção do foro privilegiado, na fábrica de recursos e prescrição de seus crimes.
O Foro privilegiado é a última barreira que separa os bandidos da nação e a ''República de Curitiba'', o último suspiro daqueles que tentam escapar da Lava Jato e seus desdobramentos estaduais, o que eles não querem é fazer companhia a Eduardo Cunha e Sérgio Cabral que sem foro, tornaram-se cidadãos comuns e hoje começam a pagar pelos seus crimes.
Futuramente haverá momento oportuno para discutir lista fechada, há mudanças que podem e devem ser aplicadas de imediato, mas não essa, compactuar com artimanhas nesse momento é jogar a população contra tudo e todos de brasília e fomentar os anti-políticos e radicais, quem perde é a democracia, como disse bem o Deputado Federal Rubens Bueno '' Precisamos varrer a sujeira, e não a política''...
Flavio Ferreira - Lentilha
Foto 1 - Montagem ( fotos originais Lucio Bernardo Jr./ Câmara dos Deputados, Augusto Area, 1997
Foto 2 - JBatista
Fonte dos projetos de lei - Câmara dos Deputados.




0 comentários
EmoticonEmoticon