A Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados e a Secretaria Nacional de Direitos Humanos realizam nas próximas quinta (11) e sexta-feira (12) diligências no município de Viana, no Maranhão. Foi nesta localidade onde, no último dia 30 de abril, índios da etnia Gamela foram atacados em confronto com agricultores da região.
A visita das autoridades atende requerimento apresentado pela deputada federal Eliziane Gama (PPS-MA). A parlamentar também participará das visitas, que incluem uma reunião com o governador do estado, Flávio Dino (PCdoB).
No requerimento apresentado pela deputada do PPS e pelo líder do seu partido, deputado Arnaldo Jordy (PA), eles pediram que o colegiado “verificasse in loco fatos que levaram ao covarde ataque conta o povo Gamela”.
No documento, Eliziane e Jordy manifestaram preocupação com a violência no campo envolvendo indígenas e produtores.
“Não é exagero afirmar que o descaso com os povos indígenas está resultando no aumento dos conflitos agrários, como o de Viana, na qual a regularização fundiária do território do povo Gamela ficou apenas na primeira fase e parou”, acrescentou os deputados do PPS.
Flavio Ferreira - Lentilha
Fonte: Assessoria



0 comentários
EmoticonEmoticon